terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Confirmação em Medianeira



Mateus 4.12-25
Sermão da confirmação de 2014  (Medianeira 25 de janeiro de 2014)
(Turma de alunos: Carlos, Gabriel, Greici, Jenifer, Julia, Lucas, Yuri )
Em Cristo Jesus, o Salvador enviado por Deus, para buscar e salvar o perdido. Caros irmãos e irmãs na fé e queridos confirmandos que no dia de hoje estão renovando o vosso voto de fidelidade a Deus!
Alguns acontecimentos muito importantes estão nos motivando para este presente culto.
1) Hoje é o terceiro domingo após a epifania!
2) E, hoje é o dia da confirmação desta turma tão querida: é o dia em que mais 7 irmãos e irmãs estão fazendo seu juramento de fidelidade a Deus. É dia em que todos nós também somos desafiados a reconsiderar o nosso voto de fidelidade que fizemos a Deus, é realmente um dia de louvar ao Senhor de toda a misericórdia, porque a sua igreja continua crescendo entre nós.
 Entre os grandes momentos da Epifanina, a  manifestação de Jesus, destaca-se este, do qual fala o nosso texto. A saber a transferência de sua residência para Cafarnaum.
Rejeitado pelos habitantes de Nazaré, chegou a conclusão de que um profeta não é bem aceito em sua terra natal.
Possuía bons amigos que moravam em Cafarnaum, entre eles constavam André e Pedro.
Cafarnaum era na época uma cidade importante e destacavasse na política. Ali estava a sede do governo romano da província da Galiléia.
João batista fora lançado no cárcere. O governador Herodes não suportou mais as duras criticas dirigidas contra a sua vida desregrada, especialmente contra seu casamento com a mulher do seu irmão Filipe.
João estava no cárcere. Alguém porem precisava continuar a obra por ele iniciada, porque era a obra de Deus.
Jesus vem a Cafarnaum com o propósito de cumprir a profecia do profeta Isaías e dar continuidade a obra iniciada por João.
Mateus relata tal fato com as palavras do versículo 17: Mt 4.17:  “Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: — Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!”
O povo que andava em trevas, que andava nos caminhos da perdição, guiados pelo pecado, a este povo é mostrado, manifestado a salvação de Deus.
João iniciou a sua pregação com a palavra “arrependei-vos” Jesus prossegue com o mesmo “slogan”: Arrependei-vos!  Isto nos deixa claro que somente pelo arrependimento nos é aberta a porta dos céus. Quem julgar boa a vida em pecados, quem não percebe que seu próprio modo de agir não agrada a Deus, não pode obter a salvação de Jesus, não pode participar do reino do céu.
Com este slogam, Jesus estabeleceu o objetivo de seu ministério com muita clareza. Convidar aos homens a participar do “reino dos céus.
Os judeus esperavam outra coisa do Messias. Esperavam um reino terreno. Libertação do domínio romano.
Jesus veio e ofereceu o reino dos céus, a vida em paz com Deus já neste mundo e na eternidade em glória eterna.
Ora, este reino parecia ser muito abstrato para os Judeus.
Exatamente como ocorre em nossos dias: há pessoas que se filiam a  igreja porque a tradição manda que os filhos sejam batizados e confirmados, que na hora do casamento se faça uma bela cerimônia e na hora da morte se faça orações pelo falecido.
Mas um desejo real, de estar no céu, de viver a vida eterna no lugar de felicidade, de contemplar a face de Deus eternamente, poucos almejam, porque lhes é algo abstrato.
Para dizer aos homens a respeito dos céus, Jesus escolheu discípulos: homens que dele aprenderam a falar da casa do Pai. Nosso texto nos apresenta o chamamento dos primeiros quatro discípulos. No culto passado ouvimos que André era discípulo de João Batista. Ele era um daqueles que ouviu João dizer: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Ele era um daqueles dois que seguiram Jesus e viram a sua residência e permaneceram um dia com Jesus.
Agora Jesus o convoca: “Vinde a mim e eu lhes farei pescadores de homens”
Que desafio estranho: Deixar sua empresa pesqueira, que garantia o sustento diário, e seguir a um Mestre que vivia da caridade de seus amigos.
Que futuro poderiam esperar?
Ora André e seu irmão haviam compreendido o sermão de Jesus: “O reino dos céus está próximo” Logo eles não se preocuparam com o seu futuro material, mas sim com a sua participação no reino dos céus. Assim também procederam Tiago e João. Abandonaram sua empresa de pesca e o pai para tornar-se pescadores de homens. Para levarem a luz da salvação pela fé em Jesus a todos os homens.
Não podemos avaliar, somar quantos homens foram ganhos para o reino de Jesus pela pregação destes pescadores de homens. Certamente foram muitos.
E hoje Jesus continua a chamar pescadores de homens!
Ainda hoje há jubilo no céu por todo pecador que se arrepende de seus pecados!
Que fazemos nós pelos homens que permanecem nas trevas do pecado?
Nossa congregação estende  hoje aos 7 confirmandos a certidão de confirmação da fé em Jesus. Essa também é uma maneira pela qual Deus chama homens e mulheres para fazerem parte da equipe de pescadores de homem.
Muito depende na vida de uma congregação, da atuação, do exemplo de seus membros.
Especialmente os jovens, especialmente os recém confirmados, vocês!
Caso vocês sejam inoperantes, os outros jovens se acomodarão a condição de meros expectadores e jamais se empenharão pela causa do seu Senhor!
      
Não é um canudo como de uma faculdade!
Não é uma etapa vencida como se estivesse esperando a ultima aula para não mais pisar na igreja, não mais estudar a Bíblia, ou não mais olhar para a cara do pastor.
Saibam que No dia do vosso batismo, por decisão dos vossos pais e padrinhos vocês aceitaram a filiação divina.  E hoje, após o estudo das principais doutrinas da fé cristã, após ter tomado conhecimento da aliança batismal, estais perante o altar do Senhor para confirmar, ou seja, para assumir de forma responsável a vossa filiação ao Deus Triúno.
De onde vocês devem buscar forças para cumprir esta promessa?
Sabemos que ninguém é fiel ao Deus Triuno, por vontade própria, É Deus Espírito Santo quem age por meio do Evangelho para constantemente reavivar a nossa fé.
Portanto a primeira medida que vocês devem adotar em vossas vidas é a de usar regularmente a palavra de Deus, quer seja em vossas devoções particulares, quer seja na vossa participação nos cultos aqui na igreja.
Arrependei-vos: deve ser a primeira busca de cada cristão verdadeiro.
Diariamente pecamos, diariamente precisamos reconhecer nossos erros e confessá-los na presença de Deus.
Cada dia que se passa chegamos mais perto do reino dos céus.
Certamente todos nós queremos estar neste reino dos céus pela graça de Jesus.
Nós não queremos estar sozinhos lá!
Queremos levar nossos filhos, nossa esposa, marido, amigos!
Para que isso aconteça, precisamos ser pescadores de homens. Isto é Cristãos por convicção que não se envergonham do evangelho do Senhor Jesus!
Queridos confirmandos, prezada congregação: nós somos pessoas compromissadas com o nosso Pai celeste. Não estamos vivendo para nós mesmos, mas para aquele que nos amou e com seu sangue nos comprou para sermos sua propriedade exclusiva.

Que o amor de Cristo nos torne muito felizes e nos de a alegria de viver com Deus neste mundo e na eternidade. Amém!  

 Pastor Ailton José Müller



Cultos especiais em Medianeira 2014

Cultos especiais em Medianeira 2014
O retorno das atividades para 2014 foi muito especial! tivemos um culto com o Sacramento do Santo Batismo, onde recebemos a Helena como novo membro da família Santíssima Trindade e do Corpo de Cristo!
Neste mesmo culto recebemos a visita do pastor Claudio- ex-pastor em Medianeira, ele foi o pregador oficiou o batismo da Helena!
parabéns aos pais e padrinhos da Helena e que Deus os ajude a educar esta criança no caminho do Senhor!