Lei de talião
No Irã, um sujeito que jogou ácido no rosto de uma jovem, deixando-a cega, foi punido com o mesmo tipo de mal que causou a ela. Seriam derramadas 20 gotas de ácido em seus olhos de modo que ficasse cego também. (Jornal The Guardian, 2008).
A expressão “olho por olho, dente por dente” é uma das mais antigas leis existentes. Conhecida como “Lei de Talião”, pode ser encontrada ainda hoje em algumas culturas do Oriente. É interessante notar que é encontrada também no livro bíblico de Êxodo, que diz assim: “Mas, se a mulher for ferida gravemente, o castigo será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, machucadura por machucadura” (Ex 21.23-25).
Esta lei surgiu e foi aplicada para limitar uma desenfreada escala de vingança do povo no Antigo Testamento. Era comum a ideia perigosa de “fazer justiça com as próprias mãos”. A Lei de Talião veio trazer ordem para situações conflitantes e coibir ações violentas. Esta lei não ensina ou estimula a vingança, mas trouxe um princípio regulador para as sociedades e culturas daquela época. Por esta razão encontramos o registro desta lei nas Sagradas Escrituras.
Com Jesus, temos o privilégio de aprender a lei do amor, da graça, do perdão, da misericórdia de Deus. A justiça de Deus se revela em Cristo Jesus e seus benefícios são oferecidos a todos pela fé nele. Num coração cheio do amor de Jesus não há espaço para a vingança. Que a paz e o amor de Cristo sejam os árbitros em todas as nossas decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário