terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E aí? O que fazer? O que pensar?

Italiana que está em coma há 17 anos é transferida para hospital para morrer

03/02/2009 - 09h57 ( - G1)

foto: Reprodução
Eluana Englaro em foto não-datada divulgada pela família


Eluana Englaro, a italiana que se tornou um símbolo do movimento pró-eutanásia, foi transferida nesta terça-feira (03) para um hospital da cidade de Udine onde vai morrer pacificamente.

A ambulância que levou Eluana, de 37 anos, deixou a clínica onde ela estava em Lecco, próximo a Milão, desde que entrou em estado vegetativo após sofrer um acidente de carro 17 anos atrás.

Um grupo de manifestantes contrários à eutanásia tentaram evitar a saída do veículo. Eles gritavam "Não a matem", segundo a agência Ansa.

A decisão de permitir o fim da vida de Eluana gerou um imento debate na Itália, com o Vaticano apoiando os adversários do "direito de morrer"".

Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão regionar que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana, Beppino.

Um clínica geriátrica de Udine ofereceu-se para encerrar a vida de Eluana, dizendo-se preparada para os procedimentos.

No domingo, o Papa Bento XVI rejeitou a eutanásia como uma "falsa resposta" ao sofrimento, dizendo que aqueles que estão com dor deveriam ter ajuda para enfrentá-la. O pontífice apoiou a campanha da Igreja Católica contra a eutanásia de Eluana.

Os médicos calculam que, retirada a sonda, Eluana deve demorar 15 dias para morrer.

Nenhum comentário: