quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Batismo para crianças! Ordem de Jesus


 Por causa de um comentário anônimo na notícia de um batizado em Medianeira, abaixo vai um peuqeno estudo sobre batismo... quem tem ouvidos para ouvir ouça... Quem tem olhos para ler leia... E quem coloca a Palavra de Deus como única verdade, esqueça ensinamentos de homens!!!


O Batismo foi instituído por Deus quando Jesus ordenou os discípulos que tornassem todas as nações seus discípulos através do Batismo e do ensino (Mt 28.18-20). Por esta ordem de Jesus entendemos que ele deve ser administrado a todas as pessoas pelos cristãos. Além disso, é responsabilidade da Igreja a pregação do Evangelho, que é o meio pelo qual Deus age conosco.

A palavra grega para batizar significa lavar, derramar, aspergir ou imergir. O Batismo não precisa ser por imersão como o querem certas igrejas, já que batizar significa aplicar água. A Bíblia não especifica a maneira de batizar. O importante é usar água e a Palavra de Deus.

Quando Jesus deu a ordem de batizar, ele estava falando com os seus discípulos. Por isso a Igreja Luterana entende que cada cristão tem o privilégio e o dever de administrar o Batismo. 

Por uma questão de ordem, na Igreja, normalmente o Batismo é administrado por pastores. Em casos de urgente necessidade, qualquer cristão pode batizar.

Ensinamos também que o batismo não deve ser negado a quem necessita dele. Todos devem ser batizados, sem diferença de sexo, idade ou cor.

A Igreja Luterana batiza pessoas de todas as idades. Também batizamos crianças  porque:
1) Fazem parte de todas as nações (Mt 28.18-20);
2) É a única maneira de as crianças chegarem à fé salvadora;
3) Elas também têm pecados (Sl 51.5) e
4) Elas também podem crer (Mt 21.15,16).

O que o Batismo faz na pessoa batizada? Entendemos que o batismo é o meio de Deus criar a fé na pessoa batizada. Por meio do batismo o Espírito Santo é colocado na pessoa e é Ele que efetua a conversão, isto é, transforma a pessoa. A transformação é tão grande que Jesus chama o batismo de Nascer de novo, ou renascimento. O Batismo é o nascer para Deus. É nele que a pessoa nasce para dentro da família de Deus e é perdoada. A partir do batismo, por causa do Espírito santo, a pessoa pode lutar contra o pecado, adorar a Deus e viver uma vida que agrade a Deus.

É muito consolador lembrarmos do nosso Batismo. Nele fomos feitos filhos de Deus, podemos ter a certeza de termos a sua proteção, suas bênçãos. O principal consolo é sabermos que Deus fez e faz tudo isso porque ele nos ama e não por alguma coisa que nós tenhamos feito.

O poder do Batismo está na Palavra de Deus. Sem ela, o batismo é simples água. É por meio da Palavra que Deus transmite ao pecador as bênçãos que transformam a sua vida.
 
O Batismo não é algo mágico, como se ele só bastasse para a salvação. O Batismo inicia a fé, que precisa ser alimentada e fortalecida. Esse alimento é o estudo da Palavra de Deus. Sem esse alimento a fé pode morrer.

Os padrinhos de batismo não foram instituídos por Deus. Foi a Igreja cristã que, no período das perseguições viu a necessidade de haver mais pessoas que se preocupassem, principalmente com as crianças. É dever dos padrinhos
  1. Dar testemunho público de que a criança realmente foi batizada de modo correto (com água e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
  2. Lembrar a criança de seu batismo e da sua importância para ela;
  3. Orar por esta criança, entregando-a sempre nas mãos de nosso Deus criador e Salvador;
  4. Cuidar dela no caso de perder seus pais ou for abandonada por eles;
  5. Auxiliar os pais na educação dela, especialmente levando-a a ouvir e estudar a Palavra de Deus;
  6. Serem exemplos de conduta cristã, para que a criança aprenda também pelo exemplo.

Se alguém não foi batizado, ele pode ser salvo? A Bíblia não afirma que quem morre sem o batismo está perdido. Nem por isso podemos pensar que o batismo é algo opcional. Rejeitar o batismo é desprezar um meio de salvação importante. Fazê-lo é brincar com Deus. Essa atitude tem conseqüências. É importante lembrar também que o batismo não é garantia de salvação.  Pessoas que não recebem o Batismo antes de morrerem, devemos confiá-los à misericórdia de Deus. Ele as julgará conforme o seu amor e a sua justiça.

Devemos lembrar diariamente do nosso batismo. Foi lá que fomos feitos filhos de Deus e recebemos todo o tipo de bênçãos. Quando somos tentados, devemos ver que o diabo, que nos tenta, já foi derrotado por Cristo, que nos adotou como seus filhos.

Um comentário:

Sérgio Batista disse...

Estou lendo"Do Cativeiro Babilônico da Igreja" de Lutero, e lá ele diz claramente que o modelo perfeito e instituído por Cristo é a imersão, mas que ele não julga necessário imergir, embora ele acha mais bonito. Lutero se contradiz dizendo que é preciso crer, e que ninguem pode crer no lugar de outro, mas quando defende o pedobatismo diz que outros creem no lugar da criança. Acho que foi forte o movimento anabatista naquelas épocas após a Reforma, que deu origem aos batistas...