sexta-feira, 20 de junho de 2008

Momento de Reflexão!

Qualquer situação

“Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.12-13).

Quando olhamos para o passado e vemos como nossos pais, avós e bisavós viviam, precisamos reconhecer que teríamos dificuldades para viver em épocas como aquelas. Mesmo as crianças e jovens de hoje se perguntam como era possível viver sem um telefone celular, internet ou mesmo um telefone comum. Como era possível preparar pratos tão deliciosos com poucos ou quase nenhum eletrodoméstico? E como as pessoas faziam para viajar, sem um horário preciso, sem poder avisar quando estavam chegando?

Do ambiente úmido e escuro da prisão, assim como de suas constantes viagens e aventuras, Paulo se acostumou a ver a realidade com outros olhos. Hoje, ele nos desafia a fazer o mesmo quando diz: “com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação”.

Esse segredo do apóstolo precisou ser aprendido com muita disciplina, oração e fé. Paulo não era um ermitão, um acomodado ou um hippie, acostumado a situações extraordinárias. Era gente como nós. Quando tinha pouco e passou fome, sofreu como qualquer um. Mas alguém lhe dava uma força especial: Cristo. O Filho de Deus, que desceu da glória celestial para assumir a missão de servo, de mestre e de vítima inocente em uma cruz, não somente deu o seu exemplo solidário como também oferece uma força especial que nos ajuda a viver contente em qualquer situação. Jesus abre os nossos olhos para uma dimensão a que não estamos acostumados: nossa referência principal não está nas coisas terrenais e materiais. Somos peregrinos a caminho do céu.

Ao terminar essa mensagem e voltar à sua vida cotidiana, lembre-se da força que Paulo recebia de Jesus e que lhe ajudava a viver em todo lugar e qualquer situação. Jesus também quer compartilhar essa força com você.

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me a não reclamar. Dirige meus olhos para as coisas que vêm de ti, para que eu possa estar sempre contente e de bom humor. Amém.

Nenhum comentário: