segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Para que serve a Bíblia?


“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2Tm 3.16)


Hoje queremos pensar um pouco na resposta à pergunta que é o tema de nossa mensagem: “Para que serve a Bíblia?” Escrevendo para Timóteo, o apóstolo Paulo elogia a fé deste jovem e o recomenda a ficar firme nas palavras da Bíblia que aprendeu de sua mãe e de sua avó, desde a infância, e do próprio apóstolo na juventude (2Tm 3.1-15). Paulo ainda explica a Timóteo a razão porque ele deveria permanecer firme naquilo que aprendeu.

E esta explicação consistiu em reafirmar que toda Bíblia é inspirada pro Deus, isto é, o que nela está escrito foi escrito sob um processo em que o Espírito Santo inspirou nos escritores o que eles deveriam escrever. O apóstolo também diz que a Bíblia é útil para ensinar a verdade. A verdade sobre Deus, religião e salvação, está na Bíblia. Nela também se encontra a condenação do erro, a correção das faltas e a maneira certa de viver. Em outras palavras, a Bíblia serve para apontar os nossos erros, ajudar-nos e corrigir as nossas faltas e mostrar-nos como viver a nossa vida de forma agradável a Deus.

E a principal verdade que a Bíblia ensina é a verdade sobre Jesus Cristo, sobre a sua vida, sua morte, sua ressurreição e sua subida aos céus para nos preparar lugar. Esta é a verdade em que devemos crer, pois é só nesta fé que podemos ter perdão para os nossos erros e falhas, é somente nesta fé que podemos receber o perdão pra os nossos pecados, e somente nesta fé que podemos ser recebidos por Deus.

Oremos: Bondoso Deus, aceita a minha gratidão por teres revelado na Bíblia a verdade sobre o teu Filho Jesus e sobre o que ele realizou. Conserva-me nesta fé. Por amor de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: