quarta-feira, 31 de julho de 2013

LUCAS 11. 1-13 JESUS ENSINA A ORAR!



SAUDAÇÕES! COMPARTILHO NOSSO SERMÃO DO 10 DOMINGO APÓS O PENTECOSTES, SOBRE ORAÇÃO! 
ABRAÇOS, FIQUEM COM DEUS! 
PASTOR AILTON 





LUCAS 11. 1-13 JESUS ENSINA A ORAR!
No Salvador Jesus, que se tornou nosso irmão, para colocar-nos em comunhão com o Pai, caros irmãos irmãs na fé !
O domingo de hoje destaca a oração, o falar com Deus, como uma experiência muito preciosa na vida do cristão!
Os discípulos perceberam que a oração era um momento muito abençoado na vida do Senhor Jesus. Eles perceberam que Jesus orava bastante e que da oração Jesus tirava muita força para a vida. Eles sabiam que seu ministério publico foi precedido por um período de quarenta dias de jejum e oração.
Eles presenciavam constantemente horas em que o Mestre se retirava do entrevero da multidão para lugares solitários a fim de orar.
Motivo pelo qual manifestam seu desejo sincero, conforme relata o evangelista Lucas no inicio do capítulo onze: “— Senhor, nos ensine a orar”, e Jesus lhes ensina aquela oração tão simples, mas com um sentido muito profundo: “Pai nosso que estás nos céu”
Jesus ordena nestas palavras que o cristão deve se dirigir-se a Deus como filho  ao Pai querido. E para reforçar esta necessidade quando nas palavras de nosso texto lembra que nenhum pai humano, apesar de pecador irá fazer mal a seu filho, ou irá dar uma pedra ao seu filho em lugar de um pão, ou uma cobra em lugar de peixe.  Para então acrescentar que bem acima do amor paterno que os homens tem por seus filhos, está o amor paterno do Pai dos céus. Daquele que é a fonte e origem de todo amor.
Quem tem em Deus o seu Pai, pode pedir-lhe com toda confiança tudo quanto é útil e necessário para a vida humana e celestial, e certamente o receberá.
De que maneira Deus Pai, se torna nosso Pai, ou a partir de quando Deus passa a olhar-nos como filhos amados? Jesus responde esta pergunta em João 16.23, quando ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.”, sim pelo nome de Jesus, nós nos tornamos agradáveis aos Pai.
Isto significa que pela fé em Jesus nosso Senhor e Salvador, todos nossos pecados foram perdoados, ou encobertos, Deus passou a olhar-nos como Filhos amados que não tem pecado algum. Este é portanto o primeiro ensino de Jesus Cristo, que se tornou a base de toda doutrina sobre oração.  Pelo sacrifício de Cristo, nós somos feitos filhos de Deus.
O filho de Deus não tem apenas o direito de servir-se da oração quando julgar útil, ou conveniente. Em nosso texto Jesus fala de oração como algo ordenado por Deus, algo sem o qual não pode subsistir um bom relacionamento entre Deus e suas criaturas.  Jesus diz: “peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate”Vs 9,10.
Estas palavras de  Jesus são fortes. Elas condenam toda e qualquer negligencia no campo da oração, no falar com Deus.
A primeira pessoa o qual o filho necessitado recorre é o seu pai. Porque haveria de ser diferente no relacionamento entre Deus e seus filhos.
Jesus deixa claro que Deus ao estabelecer este relacionamento com seus filhos por meio da oração, não o fez na intenção para impor-lhes mais um compromisso, mas Deus em sua bondade abriu o coração paternal a seus filhos para por este meio supri-los de todas as dádivas celestiais.
Quem de nós não tem necessidades para levar a Deus?
Se você é pai ou mãe, tem suas preocupações com a educação de seus filhos! Porque não leva-los a Deus?
Se você é marido ou esposa e está com dificuldades em seu relacionamento, porque não falar sobre estas dificuldades ao Pai do céu?
Se você é jovem, cheio de vida, cheio de dons, mas tem problemas para romper com suas inclinações pecaminosas, tem dificuldades para relacionar-se com pessoas mais idosas, tem problema com a escolha do seu futuro companheiro, ou companheira de vida, por que não falar com o Pai do céu sobre todas as suas preocupações?
Jesus aponta em nosso texto para uma necessidade especifica, própria do cristão. Ele aponta para o dom do Espírito Santo!
Quem dentre nós entende perfeitamente a Escritura Sagrada?
Quem sabe aplicar os ensinamentos bíblicos corretamente a todas as circunstancias da vida?
Deus Pai conhece nossa debilidade, razão pela qual nos quer dotar com rica medida de seu Santo Espírito. É o Espírito Santo que nos faz lembrar de todas as coisas que Cristo nos ensinou e nos guia em toda a verdade.
O apóstolo Tiago já em seus dias percebeu que os Filhos de Deus não se serviram da experiência da oração como era da vontade de Deus. Motivo porque ele diz: “Vos nada tendes porque nada pedis”Tg 4.2.
Não estará aqui também a causa principal de nossas fraquezas e debilidades?
Muitas vezes queremos resolver tudo por conta própria! Não permitimos ao Pai celeste a participação em nossa vida! Comportamo-nos como filhos rebeldes, como filhos que declinam a ajuda paterna.
Não será esta mais uma das ciladas de Satanás? Certamente que sim! Ele sabe que sozinhos é fácil vencer-nos!
Irmãos não sejam negligentes para com o dom da oração!
A oração é um privilégio que temos com filhos de Deus! Portanto orai sem cessar. Rogai a bencão de Deus sobre vossa vida, sobre vosso lar, sobre vossa pátria!
Deus jamais deixa de abrir a quem bate!
Deus jamais se recusa de ouvir e atender nossos pedidos; quem busca em Deus sempre encontra. Deus jamais esconde seu rosto aos que o buscam de verdade.
Nós realmente somos felizes e privilegiados porque Deus nos ama! Amém.

Nenhum comentário: