terça-feira, 9 de julho de 2013

O nosso nome está escrito nos céus! Que alegria!!!!!



Sermão de Lucas 10.1-20
Caros amigos e amigas!
Somos nós pessoas felizes ou alegres?
O que nos causa alegria ou tristeza?
O que faz a diferença em nossa vida para estarmos felizes ou alegres?
O evangelho deste domingo nos convida a considerar os motivos que proporcionam alegria aos discípulos de Jesus.
O evangelho informa que o Senhor Jesus selecionou setenta e dois dos seus discípulos e os enviou para diferentes cidades da terra de Canaã com a mensagem da paz, do perdão e da chegada do reino de Deus.
Após esta primeira cruzada evangelística, os discípulos voltaram muito alegres, tudo deu certo, as coisas aconteceram acima de qualquer expectativa. E qual foi a causa de alegria dos discípulos?
O texto bíblico menciona quatro causas:
Primeira causa da alegria dos discípulos foi:
Eles puderam contar para muita gente que o reino de Deus chegou até vocês! Ou seja, o Messias prometido, o
Salvador do mundo está entre nós. Agora temos a salvação, agora Deus visitou o seu povo, agora já não há condenação para todos quantos creem neste Salvador. Agora voltou a reinar a paz entre Deus e os homens. Nós vimos a sua glória, glória como a do unigênito do Pai. Agora Deus e os homens voltaram a ser amigos.
A segunda causa da alegria dos discípulos foi:
Eles experimentaram que em nome de Jesus os demônios lhes obedeciam!
Que experiência maravilhosa! O diabo respeita a Palavra de Deus! Ele não respeita a palavra dos homens. Ele  ri de você e de mim quando lhe dizemos que não vamos mais lhe servi-lo. Ele sabe que nossos bons propósitos duram pouco! Mas ele sabe que a Palavra de Deus jamais passará. Ele sabe que Deus não muda de opinião, sua Palavra é mais firme que os fundamentos da terra. Jesus afirma: “Os céus e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.” Mateus 24.35. O diabo crê na existência de Deus e treme em sua presença. Diz o apóstolo Tiago: Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo!
A Palavra de Deus que chamou o mundo a existência também estabeleceu limites ao reino de Satanás. Por isto nós precisamos desta Palavra, nós precisamos aprender a usá-la cada vez mais como espada de Deus na luta contra as investidas do maligno.
A terceira causa da alegria dos discípulos foi:
Jesus lhes deu poder para vencer as forças do inimigo!
O diabo sempre foi e continuará sendo o inimigo de Deus e dos homens. O diabo sempre estará a rodear-nos como leão faminto pronto para nos devorar. Jesus deu poder aos discípulos para vencê-lo. Jesus diz aos discípulos: “Eu vi satanás cair do céu como um raio” Sim o diabo tentou impedir a missão dos discípulos, mas Jesus impediu a ação do maligno. Jesus esteve com os discípulos e concedeu lhes a vitória. Esta alegria Jesus quer dar aos discípulos de todos os tempos. Esta alegria pode ser tua, pode ser minha.
A quarta causa da alegria dos discípulos foi:
Os discípulos ainda não haviam experimentado, mas Jesus a apresenta como a maior causa de alegria para nós cristãos: “Porque o nome de cada um de vocês está escrito nos céus”
Nós certamente já vimos a alegria de um vestibulando quando seu nome consta na lista dos aprovados, ou de alguém que fez um concurso e seu nome consta na lista dos selecionados para receber um bom emprego. Porém milhares de vezes maior deve ser a alegria daqueles cujo nome está na lista de Deus, na lista dos que vão entrar no reino do céu.
E para que nosso nome conste nesta lista, não precisamos de concurso, nem de exame de seleção, basta crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Porque Cristo é para todos.
Sua morte de cruz nos preparou a salvação. Pela pregação do evangelho ele chama a todos nós, ele oferece para todos nós eterna salvação.  
 Que alegria autentica! Ali o diabo não nos pode mais molestar! Ali estaremos livres das lutas e angustias desta vida. Ali Deus mesmo enxugara todas as lágrimas dos nossos olhos. Ali haverá alegria e delicias eternamente. Ali a morte já não existirá mais. Ali seremos semelhantes aos santos anjos de Deus.
Eu quero participar desta alegria. E com certeza você também! Para não perder esta alegria, eu quero usar bastante a palavra de Deus. Porque só a Palavra de Deus me dá a vitória sobre o diabo. Eu quero usar bastante os santos sacramentos. Eu quero ficar bem perto de Jesus. Pois com Jesus por guia eu não vou errar o caminho! Amém!

Nenhum comentário: