sexta-feira, 25 de julho de 2008

A riqueza da religião


Há muitos ditados populares que falam sobre o dinheiro. Você certamente conhece alguns. Tem ditado que fala que o dinheiro não traz a felicidade. Outros ditados mostram o valor do dinheiro. A maioria das pessoas, provavelmente, gostaria de ter mais dinheiro do que tem. São poucas as pessoas que dizem estar satisfeitas com o que têm.

Em muitas igrejas, este tema da riqueza também é controverso. Alguns dizem que ter bastante dinheiro é sinal de bênção de Deus. Até mesmo ensinam que é preciso pedir riqueza de Deus e que ele quer que as pessoas sejam ricas. Em outras Igrejas, a pobreza e a simplicidade são mais elogiadas que a riqueza.

Na Bíblia, o apóstolo Paulo aborda esse assunto. O ensino do apóstolo é tão claro e simples que vamos ler o trecho da Bíblia onde ele trata desse tema. É a primeira carta de Paulo a Timóteo, capítulo 6, versículos 3 a 10. Diz assim: “Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião, essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.3-10).

Que Deus nos dê sabedoria para aplicarmos corretamente sua Palavra em nossas vidas.

Nenhum comentário: