quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cinco Minutos com Jesus

Moisés e Cristo

A Bíblia Sagrada contém dois testamentos: o Antigo e o Novo. No Antigo, um dos grandes personagens foi Moisés, chamado para servir a Deus. No Novo, temos Jesus, o Filho de Deus feito homem.
A Bíblia nos diz que Jesus foi fiel a Deus, que o escolheu para este serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus (Hb 3.1-2).
Porém, há uma diferença. Moisés foi colocado “em toda a casa de Deus”. A “casa de Deus” é o seu povo. Cristo, porém, foi colocado “sobre a sua casa”. Moisés foi fiel como servo; Cristo foi fiel como Filho. Moisés faz parte da casa, ao passo que Jesus construiu a casa, em co-autoria com Deus.
Muitos cristãos judeus ainda não tinham entendido bem a relação entre estes dois. Consideravam Moisés o legislador e Cristo o executor, que fazia cumprir a lei de Moisés em todas as outras nações. Moisés primeiro; e Cristo subordinado a ele. Mas era exatamente o inverso. Moisés foi chamado para ser o servo mediador e sua experiência de libertação foi localizada. Cristo foi chamado para ser o Salvador e sua obra redentora abrangeu o mundo. Moisés falava sobre a obra que seria realizada por aquele que viria. E Cristo é o cumprimento de tudo o que Moisés previu.
Pela Palavra, todos nós estamos sendo chamados por Deus. Então, fixemos a fé em Jesus, o Grande Sacerdote, conforme diz a Bíblia: “Olhem para Jesus, que Deus enviou.” Ele sacrificou-se em favor dos pecadores. Todos os que creem nele como Salvador e Rei vitorioso sobre o pecado, o diabo e a morte, serão “casa de Deus”, serão o seu povo.
Oremos: Senhor Deus, agradecemos por nos revelares o Salvador Jesus, tanto através do Antigo Testamento como do Novo. Obrigado pelo privilégio de sermos “Tua Casa”. Amém.


Pastor Alaor Güths dos Santos

Nenhum comentário: