domingo, 22 de setembro de 2013

Sermão de Lucas 16.1-15 e fotos dos aniversariantes de setembro!



 Aniversariantes
de setembro!




Sermão de Lucas 16.1-15
Introdução:
- Nos dias de Cristo, como na atualidade, havia sérios problemas com administração.
- As duas parábolas, a do Filho pródigo e esta do administrador infiel, estão intimamente ligadas. Ambas tratam de pessoas infiéis na administração de seus bens.
O filho pródigo, no que diz respeito a herança que recebera de seu pai. O administrador infiel com referência aos bens do seu senhor, dos quais estava encarregado para administrá-los.


- Ambos os personagens apostaram alto na vida de pecado, na vida sem Deus, ambos apenas se preocuparam com a vida terrena e deixaram em branco a vida eterna, a vida que Deus quer dar através de Cristo Jesus.

Tema: Jesus quer discípulos que administrem bem a sua Igreja!  

A – Contadas as duas parábolas, Jesus faz uma aplicação prática de seu ensino.  No versículo nove ele diz: .   “E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos;” Lc 16.9a.(ARA) ou usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos NTLH.
 O Senhor Jesus considera o dinheiro como sendo “riquezas de origem iníqua” ou seja, a raiz de todos os males. No entanto, todos nós precisamos dele. Todos nós precisamos saber administrá-lo sem permitir que o mesmo nos corrompa.

- Toda a atividade humana é movida a dinheiro. Precisamos de dinheiro para viver, para nos vestir, para morar, para atender as múltiplas necessidades do corpo. Mas não podemos esquecer que o dinheiro pode comprar um caixão de ouro, mas não um lugar no céu.
- Toda atividade da Igreja cristã no mundo também precisa de dinheiro. Precisamos de dinheiro para construir Igrejas, publicar livros, formar novos pastores, abrir novas missões, ganhar almas para Cristo.
- Além do dinheiro, Deus deu outros tesouros para sua Igreja que também precisam ser bem administrado. Como a Palavra e os Sacramentos.
Nosso Deus quer que a sua Palavra habite ricamente entre nós. Que o amor de Deus revelado em Jesus Cristo seja muito celebrado, que os Santos Sacramentos, necessariamente a Santa Ceia seja celebrada muitas vezes. E que os discípulos sejam fieis a sua Palavra.
B – Fazei amigos que vos recebam nos tabernáculos eternos.
- O administrador infiel faz amigos com o dinheiro de seu senhor, para garantir amparo quando demitido de seu cargo. Jesus o considerou sábio, por pensar em seu futuro.
- Jesus recomenda a seus discípulos que sejam sábios, garantam o seu futuro, não no mundo, mas no céu.
- Jesus não está ensinando a salvação por obras, mas ensinava a pratica de obras que testemunham a sua fé viva e ativa. A igreja, o discípulo individual que ganhou muitas almas para Cristo,terá muitas testemunhas a rodeá-lo no dia derradeiro, a testemunhar a sua fé. Esse será considerado um bom administrador dos bens do seu Senhor. Este usou os tesouros de Deus para fazer amigos eternos.
- Estamos nós administrando bem os bens de nosso Senhor?
- Nossos amigos sabem que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés? Que a palavra de Deus é alegria de nossa alma?Que o Senhor Jesus morreu por nós na cruz?
- Nossos amigos sabem que a Santa Ceia é o pão que alimenta a nossa alma, que nos faz crescer na fé, na esperança da vida eterna?
C – O discípulo que administra bem a Igreja de Cristo, precisa ser fiel, responsável, em sua administração!
A administração do Senhor é dita em palavras proverbiais: - “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito” VS. 10
- O discípulo precisa ser integro, não pode ter duas caras; não pode assumir uma postura dentro da Igreja e outra fora dela.
- Ninguém pode esconder a luz de sua fé. O discípulo que administra os tesouros de Deus concedidos a sua Igreja precisa consolar a sua própria alma e repartir o pão da vida com o maior numero de pessoas que ainda não o conhece.
D – O discípulo que administra bem a Igreja de Cristo, sabe que ele deve amar a Deus de todo o coração de toda a sua alma e com todas as suas forças.
- Jesus é categórico: Ninguém pode servir a dois senhores, não pode servir a Deus e as riquezas. É esta certamente uma das maiores necessidades da vida no mundo, sem prejuízos dos interesses eternos da alma. Ou seja, atender às necessidades da vida terrena e ao mesmo tempo buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça. Ou, até que ponto devo economizar bens materiais para assegurar o transcorrer normal da vida, e qual a parte devo investir na missão de Deus.
- Jesus é muito claro, servir a dois senhores não dá! Servir a Deus e ao mundo são duas realidades tão adversas que uma elimina a outra. Deus quer que sejamos bons cidadãos da pátria, que oremos por nossas autoridades, que pratiquemos a caridade com os menos favorecidos, porém esta não deve ser a nossa atiidade principal. Nós temos uma missão a cumprir no mundo: Desenvolver a nossa salvação com temor e tremor, falar de Cristo ao mundo.
Conclusão:
- Como administramos a nossa vida?
- Com quem temos o maior cuidado? Com o corpo? Ou com a alma?
- No relacionamento com outras pessoas, qual é a nossa maior preocupação? Ganhar dinheiro, divertir-nos, ou ganhar a sua alma para Cristo?
- Qual é a atividade mais importante da nossa igreja? Cerimônia de sepultamento, oficio de casamento, confirmação? Ou o Culto regular com a pregação do Evangelho e a Santa Ceia?
- Quem é o hospede mais festejado em nosso lar? O Senhor Jesus, ou a senhora TV? Ou a internet?
- A quem reservamos mais tempo?   
      
      

Nenhum comentário: