quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Culto cantate em Itaipulândia-PR






O CULTO CANTATE
 dia 28- Setembro de 2013 em  Itaipulândia-PR


UNIÃO CORAL ITAIPULÂNDIA E MEDIANEIRA





GRUPO REVIVER DE VISTA ALEGRE 



LOUVOR HINO 222 HL TCHARLER E ANSELMO 



SERMÃO 


IGREJA 





            Cantate é palavra latina que significa “cantai”. O Culto Cantate é uma tradição da Igreja Luterana surgida na Europa com o fim de enfatizar o canto, enriquecido e acompanhado de instrumentos.
            O saudoso prof. Hans-Gerhard Rottmann traz seu nome estreitamente vinculado aos Cultos Cantate no Brasil, pois, foi ele quem os introduziu na Igreja Evangélica Luterana do Brasil desde 1967.
            A família do prof. Hans-Gerhard Rottmann está também vinculada à origem mundial dos Cultos Cantate, pois, foi seu bisavô quem os introduziu na Europa. O pai do prof. Hans, o prof. Johannes Rottmann, de memória, passou algumas informações sobre a origem dos Cultos Cantate em uma carta dirigida ao prof. Raul Blum, datada de 21/10/93:
Com respeito a teu relativo pedido a uns dados históricos sobre o início dos cultos “Cantate” na Alemanha tenho mui pouco a te relatar visto que não tenho nenhum dado e nenhuma data realmente e historicamente documentados. A única fonte é minha memória. De acordo com ela foram, meu avô Heinrich Hollinderbäumer e seu cunhado Wilhelm Schachtsiek que nos meados dos anos 80 do século passado fundaram um coro da igreja na Münsterkirche em Herford e ao mesmo tempo um Posaunenchor na mesma igreja. Depois de algum tempo de ensaios começaram a cantar e tocar nos cultos dominicais da igreja de mais ou menos 2.500 lugares. Isto teve tanta aceitação que em pouco tempo fundaram-se outros coros na região. Surgiu então a idéia que no domingo “Cantate” se realizaria um culto especial, dedicado inteiramente ao canto e à música dos “Posaunen”. Foi elaborado um programa especial ao redor de um lema bíblico, que serviu ao mesmo tempo como tema dos hinos cantados pelo coro, pela congregação, acompanhados pelos “Posaunen” e pelo órgão, e para um breve sermão. Tornou-se isto um movimento para toda a região de Minden-Ravensberg e para a província de Westfália. Associou-se aos dois fundadores do movimento, mais tarde, o afamado “Posaunengeneral”, Pastor Johannes Kuhlo. Desde então até hoje celebram-se os cultos “Cantate” no Münsdterkirche, dos quais participam membros de vários coros da região. Até uns anos atrás, meu primo, como eu, neto de Heinrich Hollinderbäumer, foi o regente destes cultos como sucessor dos fundadores.
            Hoje temos a alegria de realizar este Culto Cantate. E queremos continuar seguindo a tradição destes cultos e reforçando a identificação da Igreja Luterana, como “A Igreja que Canta”.

Nenhum comentário: