segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Domingo dia 06 de outubro de 2013 - Comemoramos o dia das crianças na Congregação São Paulo de Itaipulândia-PR

Confiram  as fotos e leia o sermão especial para a família!
















Sermão de Lucas 17.1-6
Tema da mensagem: Perdoando como Cristo nos perdoou.
Cristo, nosso Senhor transforma pecadores em filhos e filhas do Pai celeste!
O Senhor Deus é o Criador do mundo, o organizador da sociedade humana nos habilita para uma convivência pacifica e de respeito na grande família humana.
A origem dos conflitos, a intransigência para com outras pessoas não tem sua causa em Deus, mas no ser humano que abandonou seu estado de perfeição.
O evangelho deste domingo ensina aos discípulos, aos cristãos como viver em família!
O primeiro ensino de Jesus é referente a: como lidar com os nossos erros, ou pecados.
A lei de Deus escrita em nosso coração desde o principio da criação diz: “Você deve esforçar-se para ser perfeito – você não deve pecar!” Sede perfeitos como é perfeito o nosso Pai celeste.

O novo mandamento que Deus nos deu, diz: “amem uns aos outros como eu amo vocês”

A família, composta por pais e filhos é um lugar sagrado no qual o Pai do céu quer ver o seu amor em ação.
Jesus fala no evangelho do cuidado que precisamos ter com os pecados próprios de nossa natureza em relação aos filhos e ao cônjuge. Nossos filhos são presentes preciosos que Deus coloca sobre nossa guarda. É grande a nossa responsabilidade perante Deus. É preciso investir muito, para que eles sejam transformados pelo amor de Cristo, a viverem o amor de Deus em suas vidas.
Jesus prega a lei em toda a sua dureza, aos pais que pouco se importam com o futuro da alma de seus filhos. Jesus diz, se um pai, se uma mãe, ou qualquer pessoa adulta for culpada em pecados de crianças, ou que ensina uma criança a pecar, que tal pessoa: fosse jogada ao mar com uma grande pedra de moinho amarrada ao pescoço.
A sentença é semelhante a aquela proferida a respeito de Judas, o discípulo traidor. Dele disse Jesus: “Seria melhor que nunca tivesse nascido”. Assim coloca Jesus em destaque a importância de que cada educador reconheça seus erros, suas imperfeições e no temor de Deus tente corrigi-los, que cada membro da família assuma seus erros e se esforce para evitá-los, que cada membro da família conheça o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado.

O segundo ensino de Jesus no evangelho diz respeito ao arrepender-se e ao perdoar.
Jesus diz: “Se o seu irmão pecar, repreenda-o ; se ele se arrepender, perdoe.” VS.3
Com estas palavras Jesus ensina que onde pessoas pecadoras vivem debaixo do mesmo teto, acontecem erros e pecados. São pecados que ora machucam adultos e hora machucam crianças. Sempre que isto acontece deve haver alguém que enxergue o erro, que corrija o erro,  e aquele que reconheçe o erro, se arrependa e peça perdão.
Antigamente valia o principio: Só as crianças erram, os pais nunca. Hoje os valores estão invertidos: As crianças sempre estão certas e os pais sempre errados. A Bíblia ensina que todos somos pecadores, que tanto pais como crianças erram, precisam reconhecer seus erros e pedir perdão.
A família sobrevive pelo perdão. E o perdão está fundamentado no amor de Cristo nosso Senhor. Jesus morreu na cruz quando nós ainda éramos inimigos de Deus. Muitas famílias acabam porque seus membros não sabem perdoar.

Jesus coloca em destaque a importância da regularidade do perdão entre nós. Jesus fala em perdoar sete vezes ao dia. Isto vai além da nossa capacidade. Os próprios discípulos se julgam imcapazes de praticar o ensinamento do Senhor. Mas tudo o que impossível aos homens, Deus torna possível pela sua graça.
 O terceiro ensino de Jesus, que o evangelho nos apresenta como indispensável num convívio familiar cristão é o crescimento na fé!
Os discípulos de Jesus quando ouvem o Mestre falar em perdoar sete vezes ao dia as ofensas de um membro da família, eles concluem: “Senhor aumenta a nossa fé!” Só Deus, Pai de todo amor pode habilitar-nos para perdoar sempre. Só Deus, o pai de amor, nos pode capacitar para jogar fora o nosso orgulho e pedir perdão a esposa, aos filhos, ao marido, as pais.

Os disicipulos interpretaram corretamente o ensino de Jesus, porque para pais amar seus filhos, para marido e mulher se amar, se perdoar, tratasse de uma questão de fé, é uma questão de temer e amar a Deus e sua santa verdade.
Irmãos e imãs em Cristo nosso Senhor:
1) Como funciona a nossa família? Nossos filhos encontram bons exemplos? Exemplos dignos de imitação em nosso lar? Ou são provocados por momentos de ódio, de desrespeito, de atos indignos, de mentira de traição?
2) Como funciona o corrigir de erros e o perdão em nossa família?
- Temos consciência de que somos pecadores?
- Aceitamos a correção mesmo se ela vem da esposa ou de um filho?
- Pedimos perdão quando estamos errados?
- Crescemos pelo perdoar?
3) Como valorizamos o crescimento da fé em nossa família?
- Sabemos que a fé vem pelo ouvir da Palavra?
- Somos bons ouvintes da palavra do Senhor?  
- Nossos filhos ouvem a palavra de Deus em casa?
-  A Bíblia é lida? São feitas orações?
- Participamos da Santa Ceia, o Sacramento que visa fortalecer, aumentar a nossa fé?

Vejam que esta instrução segue imediatamente a parábola do home rico e de Lazaro.
Esta parábola encerra com o desejo de que ninguém vá ao inferno, mas que todos ouçam o que a bíblia ensina e que todos estejam um dia no céu. Sejamos bons pais! Sejamos bons filhos! Todos transformados pelo amor de Cristo Amém!           

Nenhum comentário: