quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Congresso de Servas Luteranas - matéria do jornal Nossa Folha



Medianeira sediou congresso de mulheres luteranas
Com base em personagens históricas, mulheres foram motivadas a transformar a sociedade e quebrar paradigmas

Márcio Albino

Aconteceu no último fim de semana, dias 19 e 20 de Outubro, o 39º Congresso de Servas da Liga de Servas Luteranas do Brasil, promovido pela Igreja Luterana de Medianeira.
Mulheres de diversas cidades da região, desde Foz do Iguaçu até Assis Chateaubriand participaram do evento, que tinha momentos de culto, louvor, descontração, palestras e troca de experiências, no Ginásio do Colégio Olavo Bilac.
Aproveitando o enfoque do Outubro Rosa, o evento foi uma oportunidade de levantar temas bem pertinentes com relação a mulher, sua militância na comunidade e a fé como motivação para transformação da sociedade. “A temática do Congresso ofereceu oportunidades para reflexões e estudos bíblicos criativos e enriquecedores com aplicações práticas que servem de estímulo para compartilhar experiências e testemunhar o amor ao próximo.”, comenta o Pastor Luterano Ailton Müller.
Tendo como exemplos grandes mulheres da história bíblica e cristã, o evento motivou as mais de 200 mulheres presentes, de toda a região, para espelharem-se nestas grandes personagens. “Como é bom para uma mulher saber que outras mulheres, as grandes personagens bíblicas, caminharam com Deus antes delas. São mães, avós, donas de casa, viúvas, empregadas, rainhas, líderes e muito mais que trabalharam numa época de cultura patriarcal onde as filhas tinham menos valor que os filhos, onde a identidade da mulher era ligada a do marido e o onde o seu valor era medido pelo número de filhos que gerasse. São mulheres que na história bíblica, quebraram os paradigmas da sociedade, andaram e confiaram em Deus, deixando ensinamentos maravilhosos que podem servir de base e apoio para as demais, inclusive dos dias atuais.”, ressalta o reverendo.
Durante o domingo, o Pastor Sérgio Becker da Silveira, de Marechal Cândido Rondon, ofereceu uma palestra especial sobre um tema bem atual: Fé e Ciência. “A Fé atua no amor e cala qualquer tipo de ciência. Não significa que são contraditórias. Mas não existe conhecimento no mundo que supere a loucura da mensagem da cruz vivida, experimentada e compartilhada na sociedade.”, complementa o reverendo Sérgio.

FOTO: Ailton Müller
“O Congresso teve por objetivo desafiar as mulheres a saírem das Escrituras e transformarem a sociedade”, comenta reverendo Ailton Müller.

Nenhum comentário: